domingo, 25 de setembro de 2011

UM LITRO DE LUZ


Criatividade e sustentabilidade sempre andaram juntas. Utilizar produtos comuns a todos no mundo e propor algo sustentável em todos os pilares, especialmente no social é excepcional. Os filipinos, diante das dificuldades, provaram na prática que com criatividade você pode realmente fazer muita coisa em prol do planeta, até lâmpadas com garrafas PET!

Atualmente, a energia elétrica é um item comum e de necessidade básica. Entretanto, em muitas partes do mundo há milhares de famílias sem acesso à energia. Um exemplo disso são os filipinos, que precisaram usar da criatividade para colocar um pouco de luz dentro de suas casas, mesmo sem condições financeiras. 

O projeto “Um Litro de Luz”, visa solucionar exatamente essa escassez através de uma tecnologia inesperada e altamente acessível: garrafas pet. Assim sendo, é necessário pegar uma garrafa pet, por exemplo, encher de água, adicionar um pouco de água sanitária (para evitar o desenvolvimento de algas), tampar, cortar um buraco no telhado e posicionar a garrafa. PRONTO! Luz natural, sem consumo de energia e equivalente à uma lâmpada de 60watts, tudo praticamente de graça! 


____________________________
Fonte - BBC Brasil
Para a matéria completa: Clique aqui