segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A EMBALAGEM DO FUTURO!


Sabe aquele tradicional modelo de caixa de tênis, que salvo as estampas e cores, é sempre o mesmo? Já pensou o quanto de papel é gasto na fabricação destas caixas? Pois é, imagine se pudéssemos mudar o conceito da caixa de tênis tradicional, para algo menos poluente, mais verde?
Eis que surge uma ótima notícia: a Puma e a Fuseproject, empresa de design liderada por Yves Behar, desenvolveram ao longo de três anos, um projeto de reformulação de embalagem da marca de calçados, poupando milhões em eletricidade, combustível e água. 
 As caixas contribuem atualmente para milhões de toneladas de resíduos ao ano e, mesmo quando são reutilizadas, acabam rapidamente no lixo. O desafio do projeto foi à criação de um novo conceito de caixa, que fosse voltado para a sustentabilidade e redução de dano ambiental. E o resultado?


Algumas vantagens desta caixa:
  • O saco envolve a caixa de papelão interior, dando-lhe forma e reduzindo o uso do papelão em 65%, com relação à quantidade gasta em uma caixa de tênis tradicional;
  • O próprio papelão interior pode ser utilizado de forma mais direta e eficiente no processo de fabricação de outras caixas;
  • Não há o uso da caixa exterior brilhante, não há o papelão laminado que interfere na reciclagem e não há o papel de seda dentro;
  • Não necessita mais da sacola plástica descartável. A bolsa em si é feita de PET reciclado e sem tecidos. O uso de tecidos aumenta a densidade e o uso de materiais que aumentam a intensidade e gastos na produção.
Para a Puma, isso equivale a uma redução nos custos de água, energia e diesel para a produção das caixas na ordem de 60% ao ano. Além disso, serão 8500 toneladas a menos de papel consumido, economia de 20 milhões de Mega Joules em energia, 1 milhão de litros a menos de óleo utilizado e 1 milhão de litros de água conservados. E isto só na parte de manufatura!
Na área de transporte, o peso leve da carga irá poupar outros 500.000 litros de combustível. Ou seja, vale ou não a pena para uma empresa se planejar e agir pensando na sustentabilidade?
A PUMA estima ainda para este ano o lançamento do novo sistema de fabricação e distribuição das novas embalagens, enquanto isso permanecemos na expectativa e na torcida para que esta novidade ecológica “contamine” os demais fabricantes de sapatos! 
________________________________
Adaptado do Portal Guia da Embalagem
Para a matéria completa: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário